Minha foto
MG, Brazil
"Se tivesses acreditado nas minhas brincadeiras de dizer verdades, teria ouvido as verdades que insisto em dizer brincando..."

Atalho do Facebook

Pesquisar

Os textos preferidos...
As letras das músicas...
Meus pensamentos...
Pensamentos que traduzem os meus...
As piadas...
As imagens...
Os vídeos...

Aproveite e descubra um pouco mais de mim...

É preciso muita poesia na alma para encarar...
É preciso muita fé no ser humano para suportar...
É preciso muita luta interna para não desanimar...
E é preciso, antes de mais nada, ser um eterno aprendiz para só assim aprender a ensinar!


"Me interprete como quiser... Me veja da sua maneira... Pode me julgar. Só não espere que eu seja isso que você pensa!!!"



segunda-feira, 4 de outubro de 2010

Onde estão os Sonhos???

Li em algum livro que sonhos são diferentes de desejos. Os desejos não resistem ao calor das dificuldades, enquanto que os sonhos resistem às altas temperaturas das adversidades.
Onde estão os sonhos dessa nossa juventude?
Convivo com adolescentes que, apesar de interligados, desistiram de lutar pela vida, por um mundo melhor, antes mesmo de começar.
Onde estão os jovens que contestavam, questionavam o mundo dos adultos?
Onde estão os jovens que criticavam e julgavam aqueles que produzem o mundo onde eles vivem?
Hoje os jovens estão calados, apesar de fazer muito barulho, nada dizem, perderam a capacidade de discutir, querem o mundo pronto, não sentem a necessidade de sonhar com um mundo melhor, um futuro diferente.
Costumamos dizer que é a geração que não quer ter o trabalho nem sequer de mastigar, se contentam em não realizar nada, é a geração que não quer batalhas, que se não acha pronto aquilo que quer, não luta pra conseguir. Está satisfeita com o que já está definido. Todos falam as mesmas coisas, se comunicam com os mesmos aparelhos, se relacionam nas mesmas redes sociais, estão totalmente alienados e não percebem que se tornaram meros consumidores de um mundo já construído, se iludem e se confundem com desejos impostos por uma sociedade consumista e massificante.
Fico preocupado em ver que poucos são os jovens que sonham, que tem um projeto de vida, aliás, poucos são os que pensam no seu futuro, pior, poucos são os que pensam.
Vivemos num mundo onde a informação é um patrimônio valiosíssimo e está ao alcance de todos, num clique, e mesmo assim os jovens se utilizam desse recurso para bater papo com pessoas que eles vêem todos os dias ou para deixar recadinhos mal educados, além de mal escritos.
Convivo com essa nova tecnologia e o que vejo são jovens que não sabem, não querem e nem conseguem utiliza-la. Percebe-se que nem esse recurso que faz parte da realidade deles, muito mais do que da minha, foi assimilado como deveria.
Faço parte de uma geração que questionava tudo no mundo “adulto”, e ainda hoje permaneço um questionador.
Temos que, ao longo de nossa trajetória, desenvolver uma consciência critica dos acontecimentos e do mundo, sob pena de nunca conseguir entender as nossas particularidades.
Acredito que os sonhos são projetos de vida, possuem raízes profundas que, mesmo diante das adversidades, não morrem, apenas se recolhem, se escondem e adormecem, pra na hora certa se manifestarem.
Mas como pode se manifestar um sonho que sequer nasceu?

“Não devemos ter medo de nos frustrar por não realizar nossos sonhos, e sim medo de não sonhar”.

“Seja um sonhador, mas una seus sonhos à disciplina, pois sonhos sem disciplina produzem pessoas frustradas.”